Skip to content

Trawler Mar Sem Fim naufraga na Antártica

domingo, 8 abril, 2012 @ 12:17 pm

MarSemFim

Termina assim o ultimo post escrito por João Lara Mesquita, no Blog do Mar, onde ele registrava sua viagem à Antártica para produzir um documentário sobre o continente gelado: O Mar Sem Fim luta por sua sobrevivência

Hoje, dia 5/4, a temperatura desceu para menos 9 graus centígrados. O furacão deve entrar esta noite ou madrugada. São esperados 80 nós de vento (cerca de 150 quilômetros por hora). A temperatura deve cair para menos 14ºC. Nunca torci tanto para uma previsão estar errada. Este será o dia decisivo para o Mar Sem Fim.

Palavras proféticas. Ontem à tarde o Mar Sem Fim teve seu destino selado: o fundo gelado da Baía Maxwel, na Enseada Ardley, em frente à Base Chilena Presidente Eduardo Frei Montalva.

Em nota divulgada na noite deste sábado, o Comando da Marinha informou que tomou conhecimento, por comunicação do Capitão dos Portos da Baía Fieldes, da Marinha Chilena, do afundamento da embarcação de bandeira brasileira Mar Sem Fim – aqui o trawler de 20 metros de aço que o jornalista e ex-diretor da rádio Eldorado usava, em substituição ao veleiro, em suas expedições em defesa do meio-ambiente.

MarSemFim2

O naufrágio se deu, segundo a Marinha, provavelmente, pela compressão sofrida pelo acúmulo de gelo ao redor da embarcação, que também impede o acesso à Baí­a Maxwel pelos navios da Marinha do Brasil Ary Rongel e Almirante Maximiano, que já haviam deixado a Estação Antártica Comandante Ferraz em direção à cidade de Punta Arenas, para regresso ao Brasil.

Não houve vítimas. Antes do naufrágio, os quatro tripulantes do trawler, entre eles João Lara e Plínio, haviam sido resgatados por três chilenos e levados à Base Eduardo Frei. Todos já voaram para Punta Arenas, no Chile. O Mar Sem Fim, avaliado em 700 mil dólares, tinha seguro.

Fontes e fotos: Blog do Mar, DefesaNet.com e Radiopolar.com

10 Comentários leave one →
  1. Irineu permalink
    domingo, 8 abril, 2012 @ 5:32 pm 5:32 pm

    Triste notícia já vista em outros sites e com a falta de mais detalhes. Só não entendo como com tanta experiência o João Lara insistiu em utilizar esse tipo de barco não adequado para expedições na Antártida. Espero que não ocorra grandes danos ambientais do qual era um dos grandes defensores.

    Curtir

    • Paulo Jorge Pettoruti permalink
      terça-feira, 17 abril, 2012 @ 7:34 pm 7:34 pm

      Irineu,
      porque esse tipo de barco nao é adequado?
      abraço

      Curtir

  2. Hiram Hollanda Jr permalink
    segunda-feira, 9 abril, 2012 @ 9:02 am 9:02 am

    Menos mal. Se bem que perder um barco dói.

    Curtir

  3. Anacleto Bentivoglio Jr permalink
    quarta-feira, 11 abril, 2012 @ 10:20 pm 10:20 pm

    Felizmente nada de grave aconteceu a meus velhos amigos Joao Lara e Plinio que vao superar essa aventura,

    Curtir

  4. Jorge MATTOS permalink
    terça-feira, 17 abril, 2012 @ 6:44 pm 6:44 pm

    Acredito que os navegadores joão Lara e cia , deviam antes de empreender esta viagem, consultar o GRANDE NAVEGADOR SOLITARIO AMYR KLIN.

    Curtir

  5. Irineu permalink
    domingo, 22 abril, 2012 @ 10:13 am 10:13 am

    Sr. Paulo, o fato de ter realizado em 2009/10 com sucesso a mesma expedição e após as explicações meteorológicas do que ocorreu e o atraso por problemas na bucha do élice que o obrigou a permenecer em época inadequada evidenciam que vários fatores contribuiram, mas certamente o trawler com fundo chato não é o tipo de embarcação mais adequada para enfrentar situações como as que ocorreram e relatadas no blog do marsemfim. Imagino que o seu ex-veleiro Morgan teria se safado dessa. Saudações.

    Curtir

  6. quarta-feira, 2 maio, 2012 @ 1:12 pm 1:12 pm

    Pessoall,

    Obrigado pelos comentários.
    Acredito que o João já superou o trauma e vai dar a volta por cima. Aliás, ele saiu de um veleiro e foi prum trawler, quem sabe se a próxima aventura será por ar?
    Bons ventos sempre, a todos

    Curtir

  7. domingo, 13 maio, 2012 @ 4:58 pm 4:58 pm

    O óleo já vaza do Trawler, como previu um dos comentários acima.

    Curtir

    • segunda-feira, 14 maio, 2012 @ 3:11 pm 3:11 pm

      Luis,

      É verdade, notícia ruim.
      O Globo replicou nota da Associated Press que, segundo o governador marítimo da Antártica Eduardo Rubilar, o Mar Sem Fim está a 12 metros de profundidade e transportava 8 mil litros de diesel. “Rubilar resaltou que está em contato com a marinha brasileira, já que o Brasil é responsável pela contaminação, de acordo com o Tratado Antártico. Ele também afirmou que fará uma tentativa de selar os tanques e que a embarcação só poderá ser desencalhada quando o gelo na região diminuir, em outubro”.
      Bons ventos sempre,

      Curtir

Trackbacks

  1. O resgate do Mar Sem Fim « MaraCatu blog

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: