Skip to content

Mar Vermelho 2011 – Old Suakin, o Imã

terça-feira, 26 abril, 2011 @ 7:07 pm

SuakinOmar

Só é preciso alguns metros de uma longa tira de pano enrolado na cabeça para se ter um visual chique por estas bandas. E é muito prático, principalmente em lugares onde o Sol é escaldante como em Suakin. A origem do turbante é desconhecida e há registro de que já era utilizado no Oriente muito antes do surgimento do islamismo. Dizem que alguns turbantes, mais rebuscados, chegam a ter 45 metros de comprimento! O costureiro Omar, muito compenetrado na foto, nos deu algumas informações sobre o tema e finalizou uma peça para meu comandante Aleixo.

SuakinBeduino

As várias formas de amarrá-lo compõem uma linguagem: o turbante pode indicar a posição social, a tribo a que a pessoa pertence e até o humor de quem cobre a cabeça deste modo. Na foto acima um beduíno, ou um nômade do deserto, talvez o povo que difundiu seu uso, mostra como amarrar a tira de pano para se transformar num turbante.

SuakinAleixo

Algum leitor mais sarcástico (viu J ou Perdigão?) vai achar que to puxando o saco, mas meu comandante ficou parecido com um Califa. Ou, melhor ainda, parece mesmo é com o Imã de Suakin – que para quem não sabe pode ser um título honorário para personalidades particularmente devotas ou instruídas em religião. Se bem que neste caso, gosto mais do termo Imã no sentido de “aquele que guia” ou “aquele que está adiante”.

One Comment leave one →
  1. hugo vidal permalink
    quinta-feira, 28 abril, 2011 @ 11:01 am 11:01 am

    não leva mal não Helio,,,mas o Belov de Turbante,,, ta parecendo que esta com uma puta dor de cabeça ,,,,,,,,,rsrsrs, o turbante esta parecendo uma bolça de gêlo na cabeça rsrs
    Belov fica melhor de Capacete de Obras, construtor que ele é ou de Kepe Russo.

    E vc ??? cade a Tunica?? deve ficar parecendo um franciscano rsrsrsrsrs

    Bons ventos e Ondas Lights

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: