Skip to content

Mar Vermelho 2011 – Diário de Bordo 3

sexta-feira, 15 abril, 2011 @ 11:45 am

FraternidadeHugharda

Acordo por volta das 21hs, antes do meu turno, com um caminhão Mercedes buzinando dentro da cabine do Fraternidade. Explico-me: meu comandante Aleixo, que já estragou um ouvido devido aos mergulhos profundos na juventude, trocou o alarme do motor por uma buzina de caminhão. Toda vez que se liga os motores é barulho pra surdo ouvir.

Só conseguimos fazer as 141 milhas da Marina Port Ghalib até Hurghada, também no Egito, usando os dois motores funcionando o tempo todo e com a vela grande bem caçada no primeiro rizo. A previsão, ou o vento contratado na internet – como A. C. Aricó, da escuna Horizonte, costuma dizer -, não se confirmou. Durante o dia ainda demos uma boa velejada, mesmo que não no rumo direto, mas ganhando barlavento para o meio do canal. À noite, quando o vento deveria amainar, soprou mais de 30 nós da direção normal para esta zona, ou seja, na cara!

LitoTais

Foi duro. Uma noite molhada e fria, principalmente para Lito e Hermann que, como bons baianos, sentiram um frio “da porra”. Você já notou que em baianês porra é adjetivo, substantivo, interjeição e advérbio de modo, de tempo, de lugar, de intensidade… da porra toda? Eles dizem: longe como a porra, bom que só a porra, que porra é essa? E por aí vai…

Mas isso é outra história, clique aí para voltar pro rumo deste post.

MercadoPeixe

Meu comandante me contou que ficou um pouco tenso e até pensou que não conseguiríamos chegar no tempo previsto, mas o Fraternidade, com suas 70 toneladas bem distribuídas, não é de se intimidar facilmente. Chegamos ontem às 13:00 (8 da matina em Brasília) e depois das formalidades na Hurghada Marina (ao contrário do que nos disseram, aqui teria sido mais barato para fazer os papeis de entrada) fomos dar uma volta para esticar as pernas e sentir o pulso do lugar. Aleixo comprou no mercado ao lado da marina uma lula gigante e um peixe de mais de dois quilos (um suculento primo do mero) que, depois de preparados num restaurante local, foram servidos à noite em comemoração ao aniversario de sete meses da tripulante Taís a bordo do Fraternidade.

NiverTais

Hoje foi meio dia de arrumação e manutenção, até fomos à cidade à cata de algumas coisinhas, mas estava tudo fechado. Para o mulçumano, o nosso domingo cai na sexta-feira. Então estou aqui fazendo uma horinha para o happy hour em algum dos vários barzinhos da orla da marina. Como todo mundo sabe, a bebida alcoólica não é permitida nos países árabes, mas se pode consumir livremente nos complexos turísticos. Aqui, a minha escolhida foi a genuinamente egípcia e centenária cerveja Stella, de 500 ml, que custa 10 £E (ou Egipcian Pound, que eles pronunciam “bound”, e pra ver o preço saiba que um dólar vale 5.5 pounds).

TaisLavaRoupa HermannMecanico
5 Comentários leave one →
  1. Eduardo Aguiar permalink
    sexta-feira, 15 abril, 2011 @ 12:12 pm 12:12 pm

    vou passar as novidades pra pequena Blumer quando estiver com ela à noite, já que a mesma está sem conexão de Internet nestes 2 últimos dias. Estou certo que ela irá adorar saber mais a respeito de tudo.

    Hélio, então?!?!?! como é a Stella? 500 ml? aprovada?

    Delícia de relatos…postem mais fotos!!

    Abraço carinhoso a todos!

    Curtir

  2. Joao Carlos permalink
    sexta-feira, 15 abril, 2011 @ 1:13 pm 1:13 pm

    Helio, cadê a foto que está faltando: a Mara de burca.
    Tá bom, ao menos um lenço na cabeça.

    Curtir

  3. Cecilia permalink
    sábado, 16 abril, 2011 @ 8:54 am 8:54 am

    Hélio,
    Estamos adorando e curtindo mais essa aventura de vcs.
    Gostei da idéia do Joao e tv insisto na foto de Mara a caracter muçulmana.
    Seu blog esta bom da porr@.
    Abraços a todos a bordo e especial beijo em vcs

    Curtir

  4. Neusa Brasilina Vieira permalink
    domingo, 17 abril, 2011 @ 10:28 am 10:28 am

    Que ótimas notícias. Bom que só a porr@ mesmo ler seu blog!!! Adorei saber que as Stellas já começaram a aparecer. Estava preocupada com a possíbilidade de você ficar viciado em chá…🙂
    beijo

    Curtir

  5. ADRIANA BACELAR CSHETTINI permalink
    quarta-feira, 20 abril, 2011 @ 8:08 pm 8:08 pm

    OLA PARA TODOS, UM BEIJO ESPECIAL PARA O HERMANN E ABRAÇOS PARA TODOS. ESTOU ACOMPANHANDO DO JEITO Q POSSO , AGORA ESTAREI MAIS PERTO .
    AQUI, (SSA) NAO E PRESCISO DIZER Q ESTAMOS TODOS COM SAUDADES, E ZUCCA TB MANDA BJSSS.
    SOBRE OS CARROS ,ESTAMOS FUNCIONANDO-OS SEMPRE, E NA OFICINA CONTINUA TUDO IGUAL ,SEM SERVIÇOS NOVOS, SUA MAE ESTA INDO PASSAR SEMANA SANTA COM SUA AVO, NO MAIS ESTAMOS TODOS EM PAZ.O CLIMA AQUI ESTA MEIO DOIDO, E SOL COM CHUVA DE MEIA, EM MEIA HORA ,MAIS JA ACOSTUMADOS, VAMOS LEVANDO, SE VC QUISER” PODE ME LIGAR A COBRAR”, O MEU CEL. RECEBE, E VOU ESTA ESPERANDO, BJS…………

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: