Skip to content

Ferrara nos Abrolhos

quarta-feira, 9 junho, 2010 @ 4:09 pm

Rumo aos Abrolhos

Tão logo chegamos em Abrolhos, Berna veio nadando nos dar as boas vindas e fazer, a bordo, uma preleção sobre o Parque Nacional Marinho. A guarda-parque Berna é uma dessas figurinhas carimbadas que conhecemos ao longo da costa e que é sempre um prazer reencontrar. Paraense de Oriximiná, lá tem aeroporto, até aparece no mapa, há 21 anos trabalhando no parque, acho que ela já tem numero de patrimônio no IBAMA e agora no ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que cuida de todos os parques nacionais.

Estou usando pela 1ª vez a função Post by e-mail, que é postar no blog usando um prosaico e-mail. Funciona assim: você manda um e-mail para um endereço especifico, com alguns parâmetros configurados – tipo foto anexada, titulo, tags e categorias -, e a WordPress faz o resto. Desculpa aí se não funcionar direito, mas que tal atualizar o blog do meio do mar? Chique né?

Que diferença navegar no Ferrara com as velinhas ajudando. Quando trouxemos o barco do Estaleiro Kalmar, em Itajaí, para a Marina Bracuhy, em Angra dos Reis, quase necessitamos usar capacetes. Agora está uma maravilha, as velas estabilizam o barco, devem diminuir o consumo de diesel (saberemos depois, em Salvador) e melhora muito a performance geral.

Decisão acertada, a de esperar o tempo melhorar em Búzios. Saímos com um SSE de 15 a 18 nós e mar de sul de metro e meio. Depois do Cabo de Seu Tomé o vento merrecou e o mar baixou bastante. Tem sido assim desde então, mas nossa velocidade continua na casa dos 9 nós. Às 14:05, nas primeiras 24h navegadas, estávamos no través de Vitória, amarados umas 21 milhas, e o log marcou 195 milhas. Nada mau para um barco de 65 toneladas.

Viagem sem incidentes, exceto por um fusível queimado na fonte 12V dos rádios (quando eu tentava falar no SSB), um boné de Vilmar que o vento levou e o diesel velho que já entupiu 4 filtros. Ontem, às 7 da matina, acordei sem escutar o barulho dos motores. Será que estávamos só a panos? Que nada, quando subi encontrei Mara tentando manter o rumo e mi capitán Jordi todo sujo de óleo e com uma bolha no polegar esquerdo (ele é canhoto) de tanto tocar siririca na bomba injetora quente para sangrar o ar do sistema. Foi o seu dieselyuno (café da manhã em espanhol é desayuno).

Nossa autorização de desembarque (veja post anterior) já chegou e estamos na Ilha Santa Bárbara. Desde nossa ultima estada em Abrolhos, no ultimo Cruzeiro Costa Leste, toda a guarnição da Marinha na ilha mudou. O faroleiro Queixada foi substituído pelo baiano Cássio, lá de Muritiba, e o encarregado é o cearense Sávio.

Estou me sentindo de volta ao meu habitat natural, navegando em águas nordestinas. Ainda hoje seguiremos viagem. Fique ligado: próximas noticias no Twitter do MaraCatu quando surgir o primeiro sinal de celular, já em águas soteropolitanas.

8 Comentários leave one →
  1. Celso permalink
    quarta-feira, 9 junho, 2010 @ 11:00 pm 11:00 pm

    E ai meu amigo, bom ter noticias de vcs e saber que esta tudo bem.
    Abs

    Curtir

  2. egle permalink
    quinta-feira, 10 junho, 2010 @ 8:37 am 8:37 am

    Amigos

    Que bom saber de voces. E que inveja saber que já estão em águas quentinhas.Nós estamos navegando de Florianópolis para Porto Belo, de casacos, luvas e gorros.

    Um beijo

    Ivan mais Egle

    Curtir

  3. Rodrigo permalink
    quinta-feira, 10 junho, 2010 @ 10:41 pm 10:41 pm

    …que delicia…..seguimos aqui corujando…
    bons ventos!

    Curtir

  4. Berna permalink
    sexta-feira, 11 junho, 2010 @ 8:56 am 8:56 am

    Amigos.

    Que bom saber de vocês.,Adorei recebe-lá novamente em abrolhos.é contribuir sempre com algumas palavras sobre Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

    Pessoal boas sorte nova aventura.

    Bons ventos!!!

    Abraço Berna

    Curtir

  5. Rodrigo permalink
    sexta-feira, 11 junho, 2010 @ 5:35 pm 5:35 pm

    Coment:(Estou usando pela 1ª vez a função Post by e-mail, que é postar no blog usando um prosaico e-mail. Funciona assim: você manda um e-mail para um endereço especifico, com alguns parâmetros configurados – tipo foto anexada, titulo, tags e categorias -, e a WordPress faz o resto. Desculpa aí se não funcionar direito, mas que tal atualizar o blog do meio do mar? Chique né?)

    …E, então, depois de uma breve espera na fila chega a nossa vez. Uma divisão inteira do arquivo é só nossa. Que festa.
    Saímos do correio e sentamos na praça em frente, La Savane, para ler tudo. Não aguentamos ir até o barco. Lemos e relemos as cartas como crianças. Lavamos a alma naqueles envelopes verde-amarelo. Toda vez que recebemos cartas, vem uma saudade danada de casa e ficamos meio amuados por um tempo. Depois passa.

    -é um trecho do livro Rapunzel (pág. 66), da família Ceccon editado em 1994, após sairem do correio de Martinica (Caribe) a +-quatro meses longe de casa.

    -fica a pergunta: Com essa tecnologia toda de hoje, com o Hélio postando do meio do mar, e quase que simultâneamente, nós o acompanhando daqui, será que da tempo do cruzeirista se sentir “amuado”?

    Curtir

  6. sexta-feira, 11 junho, 2010 @ 7:16 pm 7:16 pm

    Peço que vc coma um acaraje por mim
    Bom apetite

    Curtir

  7. Silvia Vianna permalink
    terça-feira, 29 junho, 2010 @ 10:45 pm 10:45 pm

    Grande Hélio, Mara, querido Jordi e toda tripulação do inolvidable Ferrara!

    Volta e meia dou uma espiadinha pelo find me spot para acompanhar a aventura transatlantica de vcs e abençoa -los, mesmo que a distância…
    Desejo -lhes uma excelente travessia rumo a Mama África, que Netuno os receba em alto mar como um anfitrião gentil e amoroso; que Éolo, deus dos ventos, os conduza com delicadeza e precisão. E que as sereias façam deliciosas serenatas, não a ponto de fazê -los perder a cabeça, e sim para embalá -los num sono repleto de sonhos prazerozos!
    Beijo enorme
    Silvia

    Curtir

Trackbacks

  1. Viagem transatlântica num barco de 20 metros (7-9/junho/2010 – Abrolhos) « Jornal Virtual de Santo Antônio do Aventureiro

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: