Skip to content

Fique de olho: desembarque em Abrolhos

segunda-feira, 7 junho, 2010 @ 12:07 am

Santa Bárbara vista do alto

O arquipélago dos Abrolhos – formado pelas ilhas Santa Bárbara, Siriba, Redonda, Sueste e Guarita -, foi o 1º Parque Nacional Marinho instituído no Brasil e é o complexo recifal mais importante do Atlântico Sul. Pense num lugar bonito! Principalmente de julho a setembro, com a presença das saltitantes baleias jubartes.

A maneira mais segura e gostosa de visitar Abrolhos é no Cruzeiro Costa Leste. Sempre tem visita guiada na Ilha Siriba, a única aberta à visitação, e desembarque na Santa Bárbara, que excepcionalmente fica liberada aos participantes do cruzeiro.

Tenente Queixada e Mara acendendo o farol No ultimo Costa Leste teve até churrasco de cabra e alguns velejadores tiveram a honra de acender o imponente farol – de fabricação francesa e inaugurado em 1861 no reinado de D. Pedro II -, encarapitado no ponto mais alto da ilha, 35m acima do nível do mar.

A ilha de Santa Bárbara não está incluída no Parque nem sob sua jurisdição e por estar sob controle da Marinha do Brasil, é uma base militar, o desembarque é proibido. Depois de um simples e-mail à Capitania dos Portos de Salvador, respondido gentilmente pelo próprio capitão dos portos, Capitão-de-Mar-e-Guerra Ricardo Luiz de Novaes Moniz de Aragão, fui informado que o desembarque é permitido mediante uma autorização do 2º Distrito Naval. E melhor! É só mandar e-mail para a caixa postal angela@2dn.mar.mil.br.

Então fique de olho: antes de ir pra Abrolhos é só pedir autorização. Nós já pedimos a nossa.

O salto da jubarte

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: