Skip to content

10 anos sem Éric

quarta-feira, 25 junho, 2008 @ 12:32 pm

Pen Duick Corre o ano de 1998. Na noite de 12 para 13 de junho o velejador francês Éric Tabarly navegava em seu centenário Pen Duick dirigindo-se para Fairlie, na Escócia, onde ia participar de uma homenagem a William Fife III, o arquiteto naval que viveu entre 1857 e 1944 e além do Pen Duick foi autor dos planos de mais de 800 barcos de recreio.

O vento tinha refrescado e Tabarly, numa manobra para substituir a grande por uma vela de temporal foi atingido no peito pela carangueja, se desequilibra e cai no mar. Os outros 4 tripulantes lançam-lhe uma bóia, disparam dois foguetes de sinalização e pedem socorro no canal 16, mas não obtêm resposta e logo a bateria do rádio VHF portátil esgota-se. Foi só ao nascer do Sol que a tripulação do máxi australiano Longobarda descobre o Pen Duick, a 30 milhas da costa do País de Gales, e dá o alarme. A guarda costeira inglesa inicia a busca, depois reforçada por um helicóptero da RAR e pela marinha francesa, mas não encontram o náufrago.

Foi-se uma lenda. Apagou-se “uma vela dentro do coração”.

Eric Tabarly no Pen DuickEm 1964 Tabarly venceu a segunda edição da Ostar (uma regata em solitário entre Plymouth e Newport, nos EUA, organizada pelo jornal inglês Observer – hoje renomeada para Artemis Transat), em quase três dias sobre Sir Francis Chichester, o vencedor da edição de 1960. Naquela época, no pequeno mundo da vela, Tabarly já era um nome, um ídolo.

E não parou mais: construiu outros 5 Pen Duicks (ou tentilhão-de-cabeça-preta), cada um deles pensado para o tipo de regata que ia participar e com inovações tipo casco em poliéster, trimarã em alumínio (o Pen Duick IV, que depois desapareceu no mar com Alain Colas), mesa de navegação com cardã, tanques de lastro, lazy jack, camisinha para o balão…

Em artigo do português A. Estácio dos Reis, de onde pesquei as informações sobre o acidente e a foto abaixo, está escrito que:

0 Presidente da República convida-o para almoçar, mas nessa data precisa o seu Pen Duick III vai ser posto a flutuar. Por uma questão de altura de maré, a operação tem de ser feita mesmo naquele preciso dia. Declina o convite. Na Marinha comenta-se: Como é que um simples tenente recusa um convite irrecusável?

Todavia, pouco tempo depois, o general De Gaulle envia-lhe uma carta, escrita pelo seu próprio punho, que reza assim: “Monsieur, espero que desta vez a maré permita que possa participar no almoço previsto para o dia 20 de Outubro”. São assim os grandes homens.

Eric Tabarly Roberto do veleiro Amarali, que acaba de chegar da Europa, nos trouxe uma edição especial da Voiles et Voiliers dedicada ao grande marinheiro Bretão. Lá, entre fotos do amigo e fotógrafo Erwan Quiméré (que estava na fatídica noite), ficamos sabendo das homenagens: o filme de Pierre Marcel lançado em 11 de junho; a inauguração, em Lorient (Morbihan) na Fraça, da Cidade da Vela – Éric Tabarly e o lançamento de uma biografia escrita por Yann Queffélec, que também deve virar filme dirigido por Jean-Jacques Annaud.

Para saber mais (em francês):

Veja depoimentos dos pupilos e agora feras da vela Gérard Petipas, Michel Desjoyeaux, Marc Pajot, Yves Parlier, Titouan Lamazou…

Aqui o trailer do filme Tabarly de Pierre Marcel.

E aqui o livro de Yann Queffélec

2 Comentários leave one →
  1. luis fabiano permalink
    quinta-feira, 14 maio, 2009 @ 1:57 pm 1:57 pm

    parabéns pelo blog e todas as informações.

    Curtir

    • sexta-feira, 15 maio, 2009 @ 12:56 am 12:56 am

      Luis,

      Bem-vindo a bordo e grato pelos elogios.
      Apareça sempre e bons ventos sempre,

      Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: