Skip to content

Novidades no Costa Leste

sexta-feira, 6 junho, 2008 @ 10:03 am

Lancamento do Costa Leste em Sampa - Foto divulgação

Ricardo Amatucci, o presidente da ABVC, nos mandou o e-mail abaixo contando as novidades do Costa Leste 2008.

Tudo bem que velejador precisa se preparar em terra para enfrentar o mar. Mas isso não significa que planejar um cruzeiro é só estudo e trabalho. Que digam as mais de 80 pessoas que compareceram ao lançamento do Cruzeiro Internacional da Costa Leste no último dia 04/06 numa pizzada realizada na Cantina e Pizzaria Speranza, em Moema, São Paulo.

Regada a chope, muita conversa animada e planos para a subida pela costa, houve uma apresentação sobre o cruzeiro, contando um pouco da sua história da primeira realização em 1987 até a sua 4ª edição este ano.

Além da programação e do percurso, foram mostradas as parcerias que o Cruzeiro Internacional da Costa Leste estabeleceu com o Cruzeiro da Amizade, a regata Aratu-Maragojipe e a XX Refeno, permitindo aos participantes integrar-se a um calendário de cruzeiro pela costa brasileira, que agora abrange desde a Argentina até Fernando de Noronha.

Este ano o Costa Leste tem 50 veleiros inscritos, sendo cinco argentinos, e para aumentar a segurança será dividido em sub-flotilhas, e os comandantes de cada grupo terão seus veleiros equipados com um localizador por satélite que emitirá um relatório de percurso com dia, hora e coordenadas, sobre cartas náuticas para mapeamento da rota. A empresa FindMe (www.findme.com.br) será a responsável pela instalação dos equipamentos, em parceria com a ABVC – Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro (www.abvc.com.br), organizadora e realizadora do Costa Leste 2008.

E para os mais saudosos de casa, outra novidade: o apoio via rádio estabelecido com rádio amadores de São Paulo, que farão contatos em dias e horários pré-estabelecidos com a flotilha e poderão fazer uma ponte entre os veleiros e seus familiares via telefone. Agora só “depende do vento e do mar…” diriam os fãs de Susy e Victor…

O Cruzeiro Internacional da Costa Leste parte dia 19 de julho do Iate Clube do Rio de Janeiro, co-realizador do evento, tem patrocínio da Pado (www.pado.com.br) e apoio da Marinha do Brasil, do Iate Clube Armação de Búzios, Iate Clube do Espírito Santo, Iate Clube de Ilhéus, Aratu Iate Clube e FindMe Sistemas de Localização.

No comments yet

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: