Pular para o conteúdo

A coisa tá preta, mas pode ficar azul para o Brasil

segunda-feira, 4 junho, 2012 @ 12:45 am

SilvioRamosSe você chegou aqui agora, leia o post anterior.

O velejador Silvio Ramos, que em sua volta ao mundo está agora curtindo a vida mansa de Rodrigues, ilha que pertence a Mauritius, a Leste de Madagascar, no Índico Sul, lançou uma campanha bacana em seu Facebook: incluir o Brasil nas rotas do cruzeiro mundial.

Segundo Silvio só o Rally da Indonésia este ano contou com 108 barcos, as baías da Tailândia e da Malásia estão coalhadas de barcos estrangeiros, deve existir entre 3000 e 6000 tripulantes ainda sem saber como voltar para a Europa ou o Caribe. Como a coisa continua preta no Mar Vermelho por conta da pirataria, só há duas opções: botar o barco num navio, o que é caro pra chuchu, ou voltar pela África, o que a maior parte deve mesmo fazer.

- Quantos desses barcos nós queremos que visitem o Brasil?, pergunta Silvio, para logo em seguida responder: vai depender de como divulgarmos o Brasil para as tripulações, de como poderemos facilitar a vida deles enquanto estiverem em nosso País.

É fácil Silvio, para contornar a falta de ventos crônica da alta pressão do Atlântico Sul, eles passam aqui pertinho. Agilizar a burocracia de entrada é uma boa, isso foi feito quando o Rallye Îles du Soleil “desceu” até Angra dos Reis. Difícil será sensibilizar os órgãos de turismo, náutico ou não. Que organização poderia levantar esta bandeira e tentar sensibilizar a EMBRATUR, o Grupo Técnico de Trabalho de Turismo Náutico do Ministério do Turismo e os governos dos Estados que podem se beneficiar com a visita dessa grande flotilha?

O Silvio já convenceu as tripulações de quatro barcos a virem com ele e já existem quase 50 interessados em um rali África – Brasil. E já tem gente divulgando esta campanha (teve até velejador me mandando link do blog do Junior, o Sobre as Águas). A coisa continua preta no Mar Vermelho, mas pode ficar azul para o Brasil.

About these ads
7 Comentários leave one →
  1. segunda-feira, 4 junho, 2012 @ 12:38 pm 12:38 pm

    Obrigado Helio pela ajuda de terra! Ja recebi o apoio da Revista Perfil Nautico, e estou tentando o apoio da Nautica e da Velejar, pois vai ter barco para todas entrevistarem e fotografarem. Ja conversei bastante com o Fernando da ABVC, que vai conversar com a diretoria da ABVC quando da reuinião da ABVC em Bracuhy. Ja escrevi tb para um acessor do Ministro Do Turismo, ja engagei uma empresa de Relações Publicas, pois quero oferecer entrevistas ao vivo com alguns desses cruzeiristas para as nossas emissoras de TV e radio. Ja começamos a desenvolver um site em ingles com as informações necessarias para ajudar os foreign cruizers que ainda não se decidiram a tomarem a decisão. Ja falei com o Marçal e ja estamos produzindo um guia do Brasil em ingles para cada barco que vier. O Jorge Aragão já esta conversando com as autoridades de Angra para facilitar a documentaçãpo de entrada dos que vierem conosco.

    Oficialmente, o nome do rally é Brasil Rally ou BRally.

    A cada dia que passa, mais alguns barcos escrevem para mim, pois a noticia esta se espalhando pelos cruzeiristas internacionais estacionados na Malasia e Tailandia.

    Mas não podemos parar ai… temos que organizar o BRally para os anos seguintes…

  2. roberto marcio da silva Link Permanente
    segunda-feira, 4 junho, 2012 @ 1:15 pm 1:15 pm

    Senhores :
    Realmente a ideia é finissima e infelizmente , apesar de estarmos no sec.xxi , ainda precisa ser implementada , coisa que deveria existir ha mais de 200 anos . Muitos velejadores americanos ou de outros paises , reclamam da burocracia ( principalmente Salvador , durante o carnaval ) e de Alfandega ,Marinha , Saúde, serem muito distantes um do outro e não haver ,segundo soube algo que deveria ser feito uma só vez , ao entrar no país , e outra ao sair , e não a mesma ciranda cirandinha em cada porto que se entra. Falem sério , veleiro é uma coisa , uma embarcação comercial , outra beeemmmm diferente…ou não ?

  3. roberto marcio da silva Link Permanente
    segunda-feira, 4 junho, 2012 @ 1:30 pm 1:30 pm

    E completando , infelizmente , o assassinato de Peter Blake , na boca do Amazonas , uns anos atras, ainda não foi esquecido por muitos que velejam , pois eles temem um fim parecido. Ele foi um exemplo para muitos iniciar na vela.

  4. quinta-feira, 7 junho, 2012 @ 2:07 pm 2:07 pm

    A iniciativa é boa e nunca deveria ser uma opção que surge como oportunismo aos atos condenáveis que ocorrem nessas regiões perigosas do oriente e sim em alternativa por méritos próprios (nossa maravilhosa costa, etc.) apesar da deficiente infraestrutura náutica e completa falta de segurança que não se resume no episódio Peter Black e que tem sido pouco noticiado. O título da matéria é um pouco infeliz, temos que ser mais inteligentes para atrair esses velejadores do resto do mundo.

  5. sexta-feira, 8 junho, 2012 @ 6:57 pm 6:57 pm

    Demoro! Parabéns ao Silvio pela iniciativa, e a vc pela publicação no blog e de forma, como sempre, muito gostosa de ler, seu Helinho. Espero que esse rally seja o primeiro de muitos. bjs

  6. segunda-feira, 11 junho, 2012 @ 7:14 pm 7:14 pm

    Nao so o Blake, quem frequenta o site do Jimmy Cornel (www.noonsite.com) vai ver quantos reports de assaltos e roubos a barcos ancorados pela costa brasileira, esta ontem um barco gringo publicou mais um report de assalto a mao armada….
    De qualquer modo o Brasil tem muito agua, cultura e muito mais para ofereçer….
    Essa eniciativa pode servir para dar visibilidade e estimular muitas coisas a mudar, burocracia, segurança etc….. Silvio, o TAO saindo pelo mundo podemos ajudar a divulgar….
    outra Rota imteressante poderia ser das Canarias ao Cabo verde e Brasil, invez de ir direto ao Caribe…

  7. terça-feira, 19 junho, 2012 @ 12:51 am 12:51 am

    Isso é um absurdo, pirataria em pleno século 21! Isso que o Silvio esta fazendo esta certo demaisss!!!
    ___________________________________________________________
    Visitem meu blog : http://www.sonhandocomvento.blogspot.com.br

    Onde os sonhos se encontram

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.783 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: