Skip to content

De quatro em Jeri

terça-feira, 29 maio, 2012 @ 1:15 am

JeriNaturalmente

Eu sou suspeito para falar de Jericoacoara, a vilazinha encravada nas dunas da costa Oeste do Ceará. Desde 2006, quanto estive lá pela primeira vez, diante de tanta beleza, cai de quatro e costumo voltar para passar as férias anuais. Isso mesmo, também tenho direito a férias! Agora veja só, mesmo quando deixo o MaraCatu, procuro ficar perto do mar, para sentir o cheiro de maresia, parece vício.

Mas voltando a Jeri, além da “romaria do por do sol”, quando quase todos que estão na vila sobem a famosa duna para ver o sol se apagar no mar, já experimentei quase todos os passeios oferecidos aos turistas: de cavalo, bike, bugue ou D20 (que é como o local chama qualquer camionete). Também já fui a pé, num sol de rachar coco, até a Pedra Furada. Programa cinco cocares, como costuma dizer Egle, ou “o passeio furado da pedra ecológica”, como bem definiu o Fernando, o filho de Mara que mora por lá.

JeriQuadri

Nas férias passadas conheci o Beto Costa que, além de competir e ministrar aulas de kitesurf, oferece passeios guiados de quadriciclo. Rapidamente fechamos o roteiro light, apenas 18 km de areia, uma desculpa para degustar uma corda de caranguejo cevado, preparado no leite de coco e servido na barraca Cavalo Marinho (a antiga Manuel Santo).

Encontramos Beto perto das 11 horas da manhã de uma modorrenta segunda-feira, na beira-mar, em frente à Naturalmente, a creperia que ele toca em sociedade com Carla Arruda. Depois de abastecer os dois quadriciclos 4×4 de potentes 420cc, contornamos a duna do por do sol e seguimos devagar pela praia, curtindo a paisagem, até pegarmos a estradinha, também de areia com algumas poças d´água, que desemboca na vila de Mangue Seco. Beto seguia na frente levando na garupa nossa ex-nora e agora inquilina Cris. O tempo voou e 40 minutinhos depois já estávamos aboletados na barraca na beira do rio Guriú.

JeriCavaloMarinho

O papo rolou solto. Beto, curioso com nosso estilo de vida, nos contou que até 2001 fazia marketing e tinha uma vida acelerada em Fortaleza. Hoje mais parece com um local, vive descalço e tem aquela fala mansa característica dos jericoacoarenses, já desacelerou tanto que chegou há ficar 10 meses sem sair da vila. Praticante de jiu-jitsu, Beto está cursando educação física na Universidade Estadual Vale do Acaraú e também organiza passeios descendo o rio até a vila de Guriú de stand up paddle – ou SUP para os íntimos, aquele esporte que usa uma prancha grande onde se rema em pé. A turma deve ter no mínimo duas pessoas, o aluguel da prancha custa R$50, são 5 km remando em água lizinha em meio a um manguezal viçoso e demora 1 hora – acrescente meia hora se a maré estiver subindo. Este programa ficou para a próxima, mas já está combinado.

JeriCrisBeto JeriMaraCris

A volta foi com um pouco de emoção pela areia fofa e descemos algumas dunas, mas tudo em segurança (muito aqui entre nós, nosso guia chegou a atolar numa poça de lama que passei sem maiores dificuldades). Lá pelo meio da tarde chegamos à creperia e tivemos uma surpresa. O passeio foi tão agradável, que Beto sugeriu uma permuta: vem nos visitar em Angra para uma velejada no MaraCatu. Combinado, estamos esperando, só falta agora ele marcar a data.

About these ads
3 Comentários leave one →
  1. Percy permalink
    terça-feira, 29 maio, 2012 @ 3:37 pm 3:37 pm

    Hélio, me diga quando é as suas próximas férias que eu quero ir contigo neste lugarzinho porreta, abraço

    Percy

    Curtir

  2. roberto m.da silva permalink
    quinta-feira, 31 maio, 2012 @ 12:57 pm 12:57 pm

    Gostei dos oculos parecem ser Vuarnets…)))

    Curtir

  3. terça-feira, 19 junho, 2012 @ 4:43 pm 4:43 pm

    Percy,

    Podechar, aviso sim. Agora que estamos reformando o Bruguelo, quem sabe não faremos uma expedição de carro até lá? O caminhão você já tem, então…

    Roberto,

    Nota-se que tens bom-gosto. No entanto errou feio, os óculos são da Maui Jim, lá do Hawai. Armação de titânio, super leve, e lentes polarizadas – as melhores que já usei.

    Bons ventos sempre, pros dois

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.036 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: