Skip to content

YCI recebe Licença Ambiental

quinta-feira, 24 maio, 2012 @ 12:44 pm

YachtClubIlhabela

Olha que bacana, a marina do Yacht Club de Ilhabela, na foto acima, acaba de receber a Licença Ambiental de Operação, com prazo de validade de dez anos. Segundo o Comodoro Marco Fanucchi, “a licença concedida é também um prêmio de reconhecimento às medidas tomadas pelo Clube no controle e na repreensão exemplar de atos atentatórios ao meio ambiente”.

O Google informa: “licenciamento ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental”.

MarinaYCI

A noticia é boa, pois não são muitas as marinas no Brasil que possuem esta licença em dia. E o Yacht Club de Ilhabela caprichou em sua marina. O anel externo de píeres funciona como quebra-ondas, como pode ser visto na foto acima, tirada na ultima vez que estive por lá, no delivery do trawler Ferrara de Itajaí para Angra.

Já o Programa Bandeira Azul para Praias e Marinas, desenvolvido pela organização não-governamental Foundation for Environmental Education, “promove o uso sustentável das áreas costeiras (marinhas e de água doce) através de ações de educação e informação ambiental, qualidade de água, segurança dos usuários e gestão ambiental”. O programa vem trabalhando para unir o turismo e lazer às questões ambientais a nível global. É um selo de caráter socioambiental reconhecido em todo mundo.

Se você souber de alguma marina brasileira que tenha a bandeira azul hasteada, que é o símbolo do programa e também sinaliza que a marina cumpre os critérios estabelecidos pelo selo, compartilhe esta informação na caixa de comentários.

Sobre estes anúncios
4 Comentários leave one →
  1. quinta-feira, 24 maio, 2012 @ 5:18 pm 5:18 pm

    O conceito de bandeira azul nas praias em Portugal significa que a qualidade da água e do areal é atestada por institutos licenciados para o efeito. Significa tambem que as instraestruturas de apoio existem e são de qualidade como por exemplo:banheiros; recolha de lixos; concessionários de bares e restauração etc etc. Os municipios lutam para que as suas praias recebam o galardão todos os anos e as pessoas normalmente escolhem estas praias em detrimento de outras.

    Curtir

  2. Fininho permalink
    domingo, 27 maio, 2012 @ 11:53 pm 11:53 pm

    Entao Helio!
    Bom o YCI ( com Y chique neh) nao eh uma marina e sim um clube com todas as diferencas entre socios e nao socios. Ja estivemos por la, fomos recebidos para a estadia padrao de 24 com a minima cortesia que a educacao exige. As poitas para visitantes estao fora do “anel” do quebra mar. Uma localizacao terrivel devido ao mexido do canal e das lanchas dos socios que adoram passar a 3o knots a 20 metros dos visitantes apoitados.
    Quanto aos cuidados ambientais, para um clube com talvez o maior padrao economico do brazil…nada mais eh que obrigacao.

    Fininho

    Curtir

  3. segunda-feira, 4 junho, 2012 @ 9:40 pm 9:40 pm

    Também presentes os engenheiros Potyguara Tibiriçá Lopes e Luiz Sérgio Fernandes, responsáveis pela execução da obra, e o mergulhador Santana, responsável pelos serviços submarinos que a marina exigiu em sua fase construtiva.

    Curtir

  4. quarta-feira, 20 junho, 2012 @ 11:14 pm 11:14 pm

    Numa encoberta manhã de domingo, uma tocante cena de amor foi testemunhada por vários observadores no píer da marina do Yacht Club de Ilhabela: um trinta-réis real pescou uma manjubinha e ofereceu-a a uma fêmea.

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.037 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: