Skip to content

Por favor, me puxe de volta pro barco

segunda-feira, 14 novembro, 2011 @ 6:22 pm

FilippeGouffon

Meus vizinhos de píer aqui na Marina Bracuhy são o que costumo chamar de velejadores hard users. As figuraças Philippe e Frédérique também fazem cruzeiros festivos, como os organizados pela ABVC – associação onde ele é diretor de informática e voluntário nos encontros anuais -, mas o que gostam mesmo de fazer são cruzeiros em alto-mar no Kilimandjaro, um Velamar 32, projeto de Sparksman & Stephens também conhecido como Flamingo.

FrederiqueGrassiFísico de formação, Philippe, que tirou a nota máxima na prova de Capitão Amador, costuma velejar em dupla com a esposa Frédérique. E aqui vai uma curiosidade que pesquei no Google, de onde roubei a foto ao lado: como todo mundo sabe menos eu, além dos estados sólido, líquido e gasoso a matéria tem também o estado de plasma.O que você talvez não saiba é que à baixíssima temperatura, para alguns líquidos tais como o hélio, existe uma fase nova, chamada superfluida. Pois um dos estudos de Frédérique, que tem doutorado em Physique Théorique, é observar no laboratório, à altíssima temperatura, outra forma de matéria: o plasma de quarks e glúons. Nossa, os glúteos de Hélio!

Mas voltando ao rumo da prosa. Quando o casal não está envolvido com a física, veleja longe pra chuchu. Eles já foram à Floripa, fizeram duas Refenos – na de 2010 voltaram de Recife pra Bracuhy via Ilha da Trindade, pense num arrodeio! – e desceram até Rio Grande. Agora eles estão preparando o barco para o próximo cruzeiro, que será até Buenos Aires.

Recentemente Philippe participou da 103ª edição da regata Chicago Yacht Club Race to Mackinac, que acontece no Lago Michigan e como está no título, vai de Chicago pra cidade de Mackinac. Durante o dia foi um prazer velejar com a brisa de sudoeste. Perto da meia noite a flotilha enfrentou uma linha de Cúmulos Nimbus, o nosso pirajá, que fez a noite virar dia. Pelo que vi no YouTube, foi como se eles tivessem entrado numa boate onde o DJ São Pedro pilotasse uma potente lâmpada estroboscópica celestial sincronizada com o ribombar dos trovões. Punk pracaraio!

Philippe me contou que a tripulação acompanhava o fuzuê a bordo vendo o radar meteorológico pelo iPad, chique né? Dava pra ver a parede de nuvens e vento chegando. Eles baixaram o balão e a grande, deixando só uma buja pequena na proa. Quando a tormenta chegou, a primeira rajada arrancou a bujinha do head foil de uma vez só. Nosso bravo tripulante parou de olhar pro anemômetro quanto o ponteiro bateu nos 50 nós (outros barcos registraram 70 nós!). Mas sufoco mesmo foi para o WingNuts, um dos 8 barcos da classe Kiwi 35 pés, que capotou e dois tripulantes perderam a vida. Aqui tem um PDF, em inglês, que disseca o acidente.

Como diz o velho ditado, depois da tempestade vem a ambulância. Já é tradição nesta regata centenária, quando as tripulações chegam a terra, a turma corre para os bares para molhar a goela e encher a lata! Foi quando Philippe, que bebe muito socialmente, bateu o olho numa camiseta e lembrou-se de mim. “Parecia que estava escrito Hélio”, ele me disse com um sorriso enquanto entregava o pacote.

Eu adorei o presente. Tanto que estreei num evento especial: o churrasco de comemoração do casamento da minha filha Joana. Curioso? Clica aí pra ver a foto.

Helio&Joana

Na camiseta, traduzindo livremente, está escrito mais ou menos isso: oɔɹɐq oɹd ɐʇloʌ ǝp ǝxnd ǝɯ ‘oʇsı ɹǝl ǝnƃǝsuoɔ êɔoʌ ǝs.

Obrigado Philippe e Frédérique, a camiseta vai me ajudar muito no próximo encontro da ABVC.

Sobre estes anúncios
2 Comentários leave one →
  1. quarta-feira, 16 novembro, 2011 @ 7:51 pm 7:51 pm

    Espero que não tenha chovido o que choveu em Paraty!! Bons ventos!!

    Curtir

    • sexta-feira, 2 dezembro, 2011 @ 10:52 am 10:52 am

      Narciso,

      Na regata de Mackinac choveu “cats and dogs”, como dizem os americanos. Em Brasília tava uma secura saariana.

      Parabéns pelo blog, vídeos massas (como dizem os nordestinos). Os russos então…

      Boms ventos procê também, sempre

      Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.154 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: