Skip to content

Aleixo Belov fecha quarta volta ao mundo

quinta-feira, 20 outubro, 2011 @ 3:03 pm

aleixo.jpg

O navegador Aleixo Belov já está em águas baianas. O velho lobo do mar acabou de me ligar contando que amanhã à tarde leva o veleiro-escola Fraternidade para Salvador. Esta última semana ele passou relaxando em Morro de São Paulo, depois de vinte um meses de viagem e quase 40 mil milhas navegadas.

A festa da chegada, que contará com a animação da Banda da Marinha, será às 10 horas da manhã de sábado, 22 de outubro, na Capitania dos Portos da Bahia, no 2º Distrito Naval. Infelizmente nesta hora estarei voando de São Luís para o Rio, mas espero assistir a cobertura que a Rede Globo vai mostrar no Esporte Espetacular.

Abaixo o convite para a chegada do Fraternidade em Salvador, do meu comandante Aleixo Belov para “todas as pessoas que amam o Mar”.

Aleixo Belov deixou o Porto de Salvador a bordo do Veleiro Escola Fraternidade no dia 16 de janeiro de 2010 para dar mais uma volta ao mundo, desta vez com 11 alunos tripulantes a bordo. O Veleiro Escola Fraternidade foi especialmente construído para dar oportunidade a jovens brasileiros de navegar pelos caminhos do mundo, onde cada turma de alunos passa aproximadamente 6 meses a bordo, com tudo pago pela Belov Engenharia Ltda.

O Fraternidade retorna agora ao Porto de Salvador depois de passar 21 meses navegando por todos os Oceanos, depois de percorrer 30.816 milhas, parar em 39 portos e treinar 28 alunos, 24 brasileiros e 4 estrangeiros.

Saímos de Salvador e paramos em Natal, ainda no Atlântico Sul, Depois Grenada e Colon no Mar do Caribe, atravessamos o Canal de Panamá, depois Panamá, Toboga, Galápagos, Taiohae, Atuona, Tahiti, Rarotonga no Oceano Pacifico, Thursday Island, Horn Island e Weipa na Australia, Bali na Indonésia, Galle em Sirilanka, Cochin, Jaigarh, Goa e Mumbay na India. Então formamos um comboio de 11 veleiros para melhor se proteger contra os piratas e subimos da costa da Índia até as águas do Paquistão, águas do Iran, depois paramos na entrada do Golfo Pérsico em Oman, seguimos para o Iêmen, passamos em frente à Somália e entramos no Mar Vermelho. Paramos em Swakin no Sudão, Port Galib, Hurgada, Suez, atravessei o Canal e seguimos para Ismailia e Port Said no Egito onde também navegamos em um pequeno veleiro pelo Nilo e visitamos as pirâmides. Finike e Istambul na Turquia. Atravessamos o Mar de Marmara e chegamos no norte do Mar Negro em Odessa. Então viajei pela Ucrânia para rever meus parentes e a casa onde nasci. Voltei ao Mediterrâneo e fiz Lesvos e Creta na Grécia. Siracusa na Itália e La Línea na Espanha. Fizemos de Las Palmas no Atlântico Norte até Gamboa do Morro, Bahia, em 25 dias, antes de Voltar a Salvador. A volta ao mundo foi concluída dias atrás quando passamos em frente a Natal. Agora só falta chegar em casa.

Criei este projeto, que acaba de ser concluído com sucesso, por vontade própria, tentando retribuir as ajudas que recebi de muitas pessoas quando fiz as três voltas ao mundo em solitário, e pelo amor e respeito que tenho pelo mar.

Desejo agradecer aos meus sócios da Belov Engenharia ltd., que não só concordaram em financiar esta viagem, dando este presente para os alunos, como supriram a minha falta na empresa trabalhando em dobro. A estes e outros que nos ajudaram, o meu MUITO OBRIGADO.

Convido os meus amigos e todas as pessoas que amam o Mar, para a chegada do Fraternidade em Salvador, na escada do Segundo Distrito Naval, as 10 horas da manhã do dia 22 de outubro, um sábado.

Clique aqui para a série de posts sobre Aleixo Belov e o veleiro-escola Fraternidade.

Sobre estes anúncios
4 Comentários leave one →
  1. quinta-feira, 20 outubro, 2011 @ 3:49 pm 3:49 pm

    …claro que estarei la tbm… na frente da telinha acopanhando…

    Curtir

  2. quinta-feira, 20 outubro, 2011 @ 3:51 pm 3:51 pm

    Que pena não poder estar lá hein Hélio?!? Momento histórico, além de um puuuta ato bonito do Belov. É o tipo de cara que dá vontade de ir pra Salvador, ver a chegada e conhecer, pois com certeza tem história até dizer chega! E que honra deve ter sido participar dessa trupe!!! Grande abraço e bons ventos/)

    Curtir

  3. LICIO DE ALMEIDA FONTES permalink
    terça-feira, 25 outubro, 2011 @ 10:58 am 10:58 am

    ALEIXO BELOV É REALMENTE “O CARA”. É SEM DUVIDA UM DOS MAIORES VELEJADORES DO MUNDO. TEM LEVADO O NOME DA BAHIA (TERRA QUE AMA E QUE TEM COMO SUA) PARA O MUNDO, ATRAVES DAS SUAS VIAGENS E DE SEUS LIVROS. AGORA, NUMA DEMONSTRAÇÃO DE DESAPÊGO COM AS COISAS MATERIAIS, CONSTRUIU UM BANCO COM RECURSOS PRÓPRIOS PARA FORMAR UMA TRIPULAÇÃO
    DE JOVENS ÀS SUAS EXPENSAS E DA SUA EMPRESA. A MARINHA BRASILEIRA, O 2° DISTRITO NAVAL E A BAHIA DEVEM UMA GRANDE HOMENAGEM A ESTE HOMEM, COLOCANDO O SEU BARCO TRES MARIAS COMO UMA RELIQUIA NO MUSEU NAUTICO DA BAHIA. POR ME ENCONTRAR AUSENTE DE SALVADOR NÃO PUDE COMPARECER À SUA RECEPÇÃO, COMO FIZ NA SUA DESPEDIDA. BOAS VINDAS GRANDE LOBO DO MAR.

    Curtir

    • Rafael Carvalho permalink
      quarta-feira, 9 novembro, 2011 @ 1:20 pm 1:20 pm

      Tive o privilégio de participar da perna final da viagem do Fraternidade e de conviver com o Capitão Aleixo Belov e demais tripulantes. Ficou a admiração e o respeito para com esse Lobo do mar e o agradecimento pelo aprendizado e sua generosidade. Obrigado. Rafael Carvalho.

      PS: Foi através do maracatublog que soube a respeito de vagas para novos tripulantes. A vcs. Também quero registrar meus agradecimentos.

      Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.154 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: