Skip to content

Grandes Veleiros Rio 2010

quinta-feira, 28 janeiro, 2010 @ 6:02 pm

Grandes Veleiros Rio 2010 - Velas SudamericaGigantes a vela vão se encontrar nas águas do Rio de Janeiro a partir do próximo domingo, 31. Pela primeira vez no Brasil, nove dos maiores e mais belos navios veleiros do mundo reúnem-se para proporcionar um espetáculo inesquecível. Vai ter parada naval pela orla carioca, visitação aos navios, muitas atividades no Píer da Praça Mauá e a largada de uma “regatinha” em volta da América do Sul.

Navio Veleiro Cisne Branco O evento Grandes Veleiros Rio 2010 – Velas Sudamerica, inédito na América do Sul, está sendo coordenado no Brasil pelo Comando do 1º Distrito Naval, faz parte das comemorações dos duzentos anos da criação das Primeiras Juntas Nacionais de Governo, relativas aos povos hispânicos da América Latina e contará com a participação dos navios veleiros Libertad, da Argentina; Esmeralda, do Chile; Gloria, da Colômbia; Guayas, do Equador; Juan Sebastián Elcano, da Espanha; Cuauhtémoc, do México; Capitán Miranda, do Uruguai e Simón Bolivar, da Venezuela. Além, claro, do nosso Cisne Branco, o veleiro orgulho da Marinha brasileira, que com seus 249 pés, ou 76 metros, está entre os menores da flotilha.

A chegada dos veleiros ao Rio, na manhã de domingo, será marcada por um grande desfile naval pela orla, saindo às 10:00 da Barra da Tijuca até o Pontal do Leme, quando as fragatas, bergantins e galeras entram na Baía de Guanabara, passam pela Escola Naval e por volta das 15:30 atracam no Píer Mauá, quando ficarão abertos a visitação pública e gratuita até 6 de fevereiro.

Capitan Miranda - Navio Veleiro da Marinha UruguaiaNo dia 7, pela manhã, ocorrerá a largada da Regata Internacional Velas Sudamerica. Os veleiros vão desfilar novamente pela orla carioca, agora até a Barra da Tijuca de onde se dirigirão para a largada nas proximidades da Ilha Rasa.

Se eu estivesse no Rio não perdia esta oportunidade, afinal não é todo dia que temos a chance de ver um espetáculo como este! Como não estou, me junto de longe à tripulação, que grita em uníssono para deixar o navio a todo pano: Iça! Caça!

A dica quem deixou foi Manolo do Sabadear. Clique aqui para os outros posts sobre o Cisne Branco e acolá para o site do evento.

Abaixo tem a rota da regata: rumo sul até o Horn, pelo Pacífico até o canal do Panamá, Caribe e, por fim, Veracruz no golfo do México.

Grandes Veleiros - a rota

Sobre estes anúncios
2 Comentários leave one →
  1. ivanperdigao permalink
    sexta-feira, 29 janeiro, 2010 @ 5:08 pm 5:08 pm

    Valeu a dica seu Hélio/Manolo
    Nós certamente vamos ver lá da praia de Copacabana.
    Vamos fazer umas fotos que lhe mandaremos se ficarem boas.
    Abraços,
    Ivan + Egle

    Curtir

  2. sábado, 6 fevereiro, 2010 @ 12:53 am 12:53 am

    Pessoal,
    Sábado é o festival da última chance para ver os Grandes Veleiros de perto e por dentro. Permitam-me sugerir uma ida á Praça Mauá. Comentei em:

    http://cariocadorio.wordpress.com/2010/02/05/grandes-veleiros-no-pier-maua/

    http://cariocadorio.wordpress.com/2010/02/02/pier-maua/

    Saudações

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.154 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: