Skip to content

Construção Amadora Paraibana – Parte 2

quarta-feira, 14 janeiro, 2009 @ 12:07 am

Visita ao catamarã de Neno - Foto © Hélio Viana

Neno Monteiro levou quase um ano para projetar seu catamarã. Depois investiu mais outro ano e meio para construir as sete formas e terminar o primeiro barco.

O catamarã de 26 pés parece um Hobie Cat grande e gordo, leva até oito tripulantes, tem os cascos simétricos, 11 metros de mastro e uma retranca de 3 metros e meio, cala 70cm (com os lemes levantados precisa de 40cm de água para boiar) e pesa uns 730Kg.

O bicho voa baixo impulsionado pelos 35m2 de área vélica. “No primeiro teste de mar ele andou a 17 nós com um vento de través de 15 nós e chegou aos oito no contra vento”, nos conta o orgulhoso construtor, que continua, “agora estou estudando uma forma dele molhar menos, vou instalar um apêndice quebra onda para diminuir os bigodes de água que sobem com a velocidade”.

o Ju Cat em ação - Foto © Hélio VianaNeno é uma figura. O cara tem 40 anos de mar, começou a velejar aos sete, e desde 1978 anda de Hobie Cat. O hobiecatista fez parte da Equipe Travessia, comandada por Savigny Cunha Lima, que, em quatro Hobies Cats foi de João Pessoa a São Luis no Maranhão, retornando, numa outra expedição, até Morro de São Paulo. Antes, quando um velejador se machucou, Neno terminou a travessia de João Pessoa para Fernando de Noronha também de Hobie Cat 16.

Uma curiosidade: o barco vai se chamar Ju Cat por conta do construtor ter o hábito de chamar os amigos de jumento. Pode?

Ainda tivemos fôlego para dar uma passadinha rápida no galpão onde André Montenegro, também velejador de Hobie Cat, está com um trimarã de 27 pés quase saindo das formas.

São os construtores amadores paraibanos mostrando a sua força.

About these ads
2 Comentários leave one →
  1. quarta-feira, 29 junho, 2011 @ 3:45 pm 3:45 pm

    boa tarde
    gostaria de saber quanto sairia um ju cat para um rapaz como eu de classe media baixa para realizar o meu trabalho de educador ambiental e resgatar os animais feridos no mar e de porte menores como tartarugas e aves marinhas veja o meu blog http://www.adrianoomareante.blogspot.com obs ontem tive ai na Paraíba

    • terça-feira, 27 setembro, 2011 @ 10:23 am 10:23 am

      Adriano,

      Bem vindo a bordo e parabéns pelo trabalho de educação ambiental.
      A pessoa indicada para te dar esta informção é projetista e construtor do Ju Cat, a figuraça Neno Monteiro. Acredito que este fone aida esteja valendo: (83) 8809-6990.
      Bons ventos sempre e sucesso em seus projetos,

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.785 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: